Olá amigos leitores, estamos com um problema de script no template do blog. Já estou trabalhando pra corrigir o problema. O blog é melhor visualizado no Mozilla ou no Chrome
(Sorry pela mensagem mal feita aqui)

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Praias do Brasil: Rio de Janeiro

Começando hoje a sessão “Praias do Brasil”! A intenção é reunir no decorrer dos posts o maior número de informações sobre as belas praias brasileiras. Resolvi começar por aqui mesmo, pelo Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa!

Vamos ao que interessa:

Imagem do mapa

 

Copacabana

A praia de Copacabana localiza-se no bairro de mesmo nome, na zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Considerada a praia mais famosa do mundo, e carinhosamente apelidada pela população dePrincesinha do Mar, em função da canção, a sua história é um misto de tradição, glamour e glória. Limitada pela avenida Atlântica, as suas areias são sede de grandiosos eventos como campeonatos mundiais de futebol de areia , campeonatos mundiais de vôlei, palco de showsque reuniram até 1 milhão de pessoas (como o dos Rolling Stones) e do maior réveillon do planeta com mais de 3 milhões de pessoas.

praia-de-copacabana-2

O desenho em curvas de seu calçadão (padrão Mar largo) é conhecido no mundo todo e foi inspirado no calçadão de Lisboa e usado por Burle Max na praia.

Na década de 1970, foi realizado pela SURSAN, através de dragas nacionais e holandesas, um grande aterro hidráulico, comandado pelo engenheiro Hildebrando de Góes Filho, presidente da CBD - Cia. Brasileira de Dragagens, que ampliou a área de areia da praia e cujos objetivos principais eram: o alargamento das pistas da avenida Atlântica, a passagem do interceptor oceânico, tubulação que transporta todo o esgoto da zona Sul até o emissário de Ipanema e, ainda, evitar que as ressacas chegassem até a avenida Nossa Senhora de Copacabana e invadissem as garagens dos edifícios da avenida Atlântica. Mais tarde, foi construída na orla uma ciclovia e alguns quiosques para atendimento ao público, os quais atualmente estão sendo remodelados em parceria com a iniciativa privada.copa

Os estudos em modelos físicos hidráulicos desta ampliação foram realizados no LNEC, em Lisboa. Neste modelo, em Lisboa, trabalharam os engenheiros portugueses Fernando Maria Manzanares Abecasis, Veiga da Cunha, Antonio Pires Castanho e Daniel Vera-Cruz e o engenheiro brasileiro Jorge Paes Rios. A praia foi utilizada como sede de alguns eventos nos Jogos Pan-americanos de 2007. Nas datas comemorativas, tais como dias Santo e outras, costuma receber diversos eventos, como apresentações musicais, teatro e manifestações de ordem política, humanitária e religiosa.

 

Praia do Diabo

diabo É uma praia localizada num dos muitos bairros mais chiques e caros da cidade do Rio de Janeiro. A Praia do Diabo fica à esquerda da Pedra do Arpoador. É uma pequena praia, diante do mar aberto, rodeada de coqueiros. Há uma pequena praça, antes da descida para praia, com bancos onde se pode sentar e apreciar a paisagem desfrutando de uma água de coco bem gelada. Tem esse nome porque quando o mar está virado, fica muito mais violento naquele ponto, tenebroso visão do inferno mesmo.

 

Arpoador

arpoadorArpoador é o nome dado a uma praia e também a uma pedra situada na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Localiza-se entre o forte de Copacabana e o início da praia de Ipanema. Apresenta espaço restrito, por se tratar de uma praia pequena, com cerca de 500 metros.

A praia do Arpoador também é muito conhecida como a praia dos surfistas, uma vez que conta com muitas ondas grandes, propícias à prática do esporte. O nome do local provém do fato de ser possível, no passado, arpoarem-se baleias nas proximidades da costa. Na região do Arpoador há também um parque chamado "Garota de Ipanema", uma homenagem à música de Vinícius de Moraes e Tom Jobim. É utilizado para apresentações de artistas conhecidos.

 

Ipanema

A praia de Ipanema localiza-se no bairro de Ipanema, na zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Uma das praias mais conhecidas da cidade, perde em popularidade apenas para a praia de Copacabana, onde é realizado todos os anos o reveillon da cidade.

A praia de Ipanema inspirou o compositor Vinícius de Moraes quando lançou a canção Garota de Ipanema, da qual Tom Jobim foi responsável pela Ipanema, Rio de Janeiromelodia. A praia é um ponto de reunião do público jovem, principalmente próximo ao posto 9, frequentado por muitos artistas. Celebridades costumam frequentar a praia que é talvez a mais social da classe média carioca. Entretanto prepare-se pois todas as tribos habitam esta faixa de mar; a diversidade é a melhor parte. Desde a divisa com o Leblon até o Arpoador cada rua abriga seus locais, turistas e demais frequentadores.

O volley de praia é muito praticado por toda a Ipanema sendo o futebol de praia mais praticado em Copacabana, dado a extensäo maior da faixa de areia. O choppinho ou água de coco no Kiosque do calçadáo ou na Barraca do JK sáo mandatórios. O Mate Leao do galao carregado nos ombros dos ambulantes é tradicional, assim como os biscoitos GLOBO de polvilho. E o vendedor de Abacaxi já é um clássico do trecho próximo ao Posto 9. Outro clássico é o Sorvete Italia que resistiu e persiste apesar do fim do sorvete Dragao Chines, outro classico dos anos 80.

Além de ser um ponto de encontro tradicional para moradores e turistas, a praia é utilizada para a prática de diversos esportes. Entre as atividades favoritas estão o skiboard surf, frescobol, vôlei, futebol, futevôlei. Os principais campeonatos de vôlei de praia são transmitidos para todo o Brasil.ipanema

A praia de Ipanema é também palco de shows ao ar livre, que acontecem à noite perto do canal que divide o bairro do Leblon. Vão desde concertos de música clássica a apresentações de artistas consagrados. Em 2008, por exemplo, o concerto Bossa Nova 50 Anos contou com a participação dos maiores nomes do gênero musical, historicamente ligado ao bairro.

 

Leblon

A praia do Leblon começa no canal do Jardim de Alah, que a separa da praia de Ipanema, e termina no costão da Avenida Niemeyer. A praia não é tão freqüentada quanto Ipanema e Copacabana, mas a larga faixa de areia permite a prática de vários esportes. O final da praia oferece uma bela vista da orla do Rio, no Mirante do Leblon.

 

São Conrado

são conrado 2 A praia de São Conrado é o principal ponto de prática de vôo livre da cidade. As rampas para os saltos de asa-delta e parapente ficam na Pedra Bonita. O cartão postal do bairro é a Pedra da Gávea, o maior bloco de pedra à beira-mar do mundo. Por conta da poluiçõa, esta praia costuma ficar imprópria para o banho.

 

Barra da Tijuca e Recreio

barra 2 É a praia urbana de maior extensão no Rio de Janeiro. São 18km de areia branca e águas esverdeadas e límpidas, com uma formação de ondas bastante peculiar. A praia atrai muita gente bonita, principalmente jovens, e também famílias.

O início da praia, conhecido como Pepê por ter um quiosque com este nome em homenagem ao ex-campeão mundial de vôo livre, é um dos pontos de encontro dos jovens. A praia da Barra é uma das mais procuradas pelos praticantes de surfe, windsurfe e bodyboarding. Com bares, quiosques e restaurantes, a Barra tem atraído um número cada vez maior de visitantes.recreio dos bandeirantes

  A praia do Recreio, continuação da praia da Barra, guarda as mesmas características. Com uma faixa de areia larga e uma orla extensa, ela atrai muitas famílias. O trecho entre a Barra e o Recreio, em torno do número 13.500 da Avenida Sernambetiba, chamado de Praia da Reserva, é um dos locais mais freqüentados pelos que preferem um ambiente mais tranqüilo, de águas cristalinas.

 

Prainha e Grumari

prainha_rio_de_janeiro-rentanapartmentinrio A Prainha é cercada por uma natureza praticamente intocada. De extensão curta, tem uma formação privilegiada, pois está cercada por um paredão de montanhas e conta com um parque ecológico de 126 hectares. Apesar de ficar logo após a praia do Recreio, não tem construções. Na Prainha, o mar é excelente para a prática do surfe, com boa formação de ondas praticamente o ano inteiro. Também atrai famílias.

grumari A praia de Grumari fica logo depois da Prainha e tem uma extensão um pouco maior do que a primeira. Cercada por uma natureza muito bonita, também atrai surfistas e muitas famílias que costumam passar o dia na praia. Por ser uma área de proteção ambiental, não se permite a construção de casas, restaurantes e hotéis por perto.

 

 

E é isso aí, sei que faltaram algumas praias, mas fica pra próxima! E você? Gostou? Deixe um comentário ou sugestão para as próximas praias!

Abraço! :)

0 comentários:

Postar um comentário